Confira o balanço semanal da movimentação dos principais atores políticos na internet (de 15 a 21 de agosto)
Editoria de Desinformação e Redes
Publicado na Carta Capital
Interações:
Bolsonarismo: 12 milhões
Lulismo: 11 milhões
Bolsonaro: 7,3 milhões
Lula: 4 milhões
Visualizações:
Bolsonarismo: 3 milhões
Lulismo: 2,9 milhões
Bolsonaro: 1 milhão
Lula: 1,5 milhão
Seguidores e crescimento semanal:
Bolsonarismo: 47 milhões (+185 mil)
Lulismo: 26 milhões (+252 mil)
Bolsonaro: 20 milhões (+102 mil)
Lula: 5,9 milhões (+ 190 mil)
Interações:
Bolsonarismo: 10 milhões
Lulismo: 6,3 milhões
Bolsonaro: 1 milhão
Lula: 2,5 milhões
Visualizações:
Bolsonarismo: 32 milhões
Lulismo: 17 milhões
Bolsonaro: 2,6 milhões
Lula: 7,6 milhões
Seguidores e crescimento semanal:
Bolsonarismo: 62,5 milhões (+47 mil)
Lulismo: 36 milhões (+22,5 mil)
Bolsonaro: 14,6 milhões (+10 mil)
Lula: 5 milhões (+ 23 mil)
________________________________________________________________________________________________________
A movimentação de Lula e Bolsonaro nas redes:
Na primeira semana de campanha, o ex-presidente Lula surpreendeu e dominou as redes contra o atual presidente na comparação de perfis individuais. Lula conseguiu números de interações, visualizações e crescimento do número de seguidores superiores aos de Bolsonaro no Facebook, além de vencer no Instagram em visualizações e aumento no número de seguidores. Em sete dias, o perfil de Lula no Facebook alcançou números superiores aos que havia conseguido nos quinze dias anteriores nos quatro índices, segundo o Manchetômetro. No Instagram, os resultados também foram melhores do que os apresentados na quinzena anterior, exceto pelo total de interações.
Apesar dos ótimos resultados de Lula, quando comparamos os campos, o campo bolsonarista ainda se apresenta maior e supera o campo lulista em 7 dos 8 índices analisados, perdendo apenas no aumento no número de seguidores no Instagram. Portanto, nesta primeira semana de campanha, Lula demonstrou crescimento e perfis nas redes sociais capazes de enfrentar, de frente, as redes de Bolsonaro, uma figura já estabelecida na internet. No entanto, quando avaliamos os campos que envolvem e acompanham os candidatos, o Bolsonarismo ainda se demonstra muito mais bem articulado nas redes do que o Lulismo.
…………………………………………………………………
A movimentação de Bolsonaro após a entrevista ao JN
(Monitoramento específico realizado no período de 12 horas após a entrevista, no dia 23)
Doze horas após a entrevista de Jair Bolsonaro ao Jornal Nacional, o campo bolsonarista fez 64 postagens no Facebook, com quase três milhões de interações (um total de 2.423.686). Bolsonaro, sozinho, teve quase dois milhões de interações em sete posts (1.573.260) – a média de interações dele, sozinho, é maior do que a de todo o campo lulista no monitoramento feito. O conteúdo com mais visualização foi um vídeo postado por Bolsonaro, de seu encontro com apoiadores no Projac da Rede Globo após a entrevista. Nesse vídeo, o presidente, já dentro do carro, convida os apoiadores para o 7 de setembro no Rio de Janeiro. Somente essa postagem teve mais de 1,18 milhão de visualizações nas 12 horas após a entrevista no JN.
…………………………………………………………………
Outros atores e as interfaces
Na primeira quinzena de agosto, as publicações de André Janones tiveram 11 milhões de visualizações. Em comparação, o ex-presidente Lula teve 5 milhões. Janones tem mais expressão que Lula nas redes, portanto, sua incorporação à campanha é muito relevante em termos da capacidade de alcance de internautas.
No entanto, nessa quinzena observada, Janones e Lula, juntos, não alcançam o montante de visualizações da deputada Carla Zambelli, apoiadora de Bolsonaro, nem do presidente Jair Bolsonaro – cada um conseguiu mais de 20 milhões de visualizações.
Em interações, a dupla Janones + Lula somou 5,6 milhões e se aproxima de Carla Zambelli (com 6,3 milhões) e de Jair Bolsonaro (com 7,8 mi) na primeira quinzena de agosto.
A dobradinha parece funcionar bem, segundo os dados da primeira semana de campanha. Nesse período, Lula já superou a marca de 7,6 milhões de visualizações e o próprio perfil de Janones, com 4,3 milhões. Por sua vez, a dupla Jair Bolsonaro e Carla Zambelli somou pouco mais de 4 milhões de visualizações. Já nas interações, Lula e Janones somaram 3,6 milhões de interações, enquanto Zambelli e Bolsonaro alcançaram 1,2 milhão de interações. Assim, os dados confirmam que a aquisição de André Janones terá um importante papel para a campanha de Lula nas redes.