DESINFORMAÇÃO E REDES
Entre Moinhos e Propostas: o realinhamento do campo lulista e bolsonarista no segundo turno
Ao focar no “golpe”, Bolsonaro deixa Lula dominar quase todos os temas nas plataformas Publicado no Viomundo As eleições de 2022 têm se caracterizado pela velocidade vertiginosa de mudança nos temas dos debates. Graças às plataformas de mídia digital, quem não...
ler maisDecisões do TSE que prejudicam Bolsonaro são compartilhadas como censura em grupos de WhatsApp e Telegram
Amanda Mota e Bia Calza Publicado no GGN A série de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que se iniciaram com a desmonetização de quatro canais pró-Bolsonaro no Youtube, no último dia 18, provocou uma avalanche de mensagens em grupos de apoiadores do...
ler maisO que está em jogo: religião, valores e política
No esforço de manter a dianteira após o primeiro turno, a campanha de Lula mudou a estratégia com relação a um dos pontos sensíveis da eleição: a relação entre valores, religião e política. O Observatório das Eleições tem acompanhado postagens de atores ligados às...
ler maisDurante o debate da Band, internautas buscam por pedofilia, corrupção e pandemia
Alexandre Arns, Helena Martins e Maria Alice S. Ferreira Publicado no GGN A pandemia de coronavírus e a corrupção foram os principais temas que marcaram o primeiro debate do segundo turno entre os candidatos à Presidência da República no domingo, 16 de outubro....
ler maisFurou a bolha: saiba como o tema da pedofilia repercutiu nas redes a partir do “pintou o clima”
Helena Martins, Eduardo Barbabela, Thayla Souza, Alexandre Arns Gonzales* Publicado no Congresso em Foco O relato de Jair Bolsonaro de que “pintou um clima” entre ele e garotas venezuelanas, as quais o presidente associou à prostituição, repercutiu em diversas...
ler maisGrupos bolsonaristas promovem medo e retomam narrativas sobre corrupção, urnas e religião
Helena Martins Publicado na Mídia Ninja Em grupos bolsonaristas no WhatsApp, narrativas que associam o ex-presidente Lula à corrupção são as mais recorrentes, ao lado daquelas que promovem medo, atacam as urnas e usam a religião para agregar adeptos do atual...
ler maisÚltimas cenas do primeiro turno nas redes
Na última semana do primeiro turno, o perfil de Jair Bolsonaro no Facebook registrou um aumento muito grande em visualizações e interações – foram quase três vezes maiores do que as de Lula. Esses números expressivos não haviam sido ainda registrados ao longo da...
ler maisPor que a disputa na Internet parece descer ladeira abaixo?
Por Helena Martins e Bia Calza Publicado no Mídia Ninja A matemática dos votos no primeiro turno deixa claro: a situação de Bolsonaro é bem mais difícil do que a de Lula. O atual presidente ficou atrás do petista por seis milhões de votos. Para virar, Bolsonaro...
ler maisBolsonarismo amplia ataques e se vale de desinformação sobre urnas em busca engajamento
Helena Martins e José Maria Monteiro* Publicado no Congresso em Foco Suspeição sobre urnas e ataques a Lula são temas cada vez mais frequentes no debate eleitoral nas redes sociais. A tentativa é produzir um ambiente crítico ao candidato petista que segue liderando as...
ler maisAs recentes viagens de Bolsonaro e os diferentes recortes das mídias sociais
Maria Alice S. Ferreira, Rachel Callai Bragatto, Eduardo Barbabela e Francisco Kerche Publicado no GGN Que as redes sociais não se comportam da mesma maneira não é algo novo. Enquanto o Twitter é terreno fértil para os debates políticos ou futebolísticos, o...
ler maisNa reta final das eleições, deep fakes e a reação da imprensa
Marisa von Bülow, Eliara Santana e Thayla Souza Publicado no GGN O fundamental é entender que esse vídeo é parte de uma estratégia coordenada de construção de um caos informacional Na semana que passou, a viralização do trecho de uma reportagem do Jornal Nacional com...
ler maisGamers: um público em disputa pelas principais campanhas à Presidência em 2022
João Victor Ferreira Publicado Midia Ninja Há um grupo específico que entrou no radar da disputa entre os presidenciáveis que lideram as intenções de voto para a corrida eleitoral de 2022 e que talvez você não tenha percebido. As campanhas tanto de Lula quanto de...
ler maisPagamento por anúncios eleitorais já somam mais de R$ 100 milhões
Helena Martins e Rachel Callai Bragatto Publicado na Carta Capital A campanha começou no dia 16 de agosto e, com ela, também a corrida pela ampliação da presença das candidaturas nas redes sociais. Dada a lógica de funcionamento das plataformas digitais, que se...
ler maisForças Armadas e desinformação
A pesquisa “A cara da Democracia”, produzida pelo INCT IDDC na segunda quinzena de setembro, mostra que 54,3% dos brasileiros apoiam uma apuração paralela das eleições 2022 feita pelas Forças Armadas. Esse dado, que revela de imediato uma opção de parte da população...
ler maisAnálise: Bolsonarismo engajou nas redes com questionamento a integridade das urnas
Editoria de Desinformação e Redes Publicado no Boletim da Carta Capital Na quarta semana de campanha eleitoral, o monitoramento da equipe de Redes do Observatório das Eleições, nosso relatório avaliou o efeito da cobertura dos atos em favor de Bolsonaro durante...
ler maisMarisa von Bülow
UNB
Professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. É doutora em Ciência Política pela Johns Hopkins University. Suas publicações tratam do tema do ativismo digital, das estratégias digitais eleitorais e das relações entre sociedade e Estado.
Helena Martins
UFC
Helena Martins é professora da UFC. Doutora em Comunicação pela UnB, com sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG). É editora da Revista EPTIC. Coordenadora do Telas – Laboratório de Tecnologia e Políticas da Comunicação e integrante do Obscom / Cepos.
Eliara Santana
INCT IDDC
Jornalista, doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa, pelo PPGL PUC Minas, na linha de Análise do Discurso, é também graduada em Ciências Sociais pela UFMG. É pesquisadora em estágio pós-doutoral no INCT IDDC, investigando desinformação, e pesquisadora colaboradora do IEL UNICAMP.
Currículo Lattes
Rachel Callai Bragatto
INCT IDDC
Rachel Callai Bragatto é jornalista, mestre e doutora em Sociologia pela UFPR. Foi visiting researcher na University of California – Los Angeles. Pesquisadora em estágio pós-doutoral no INCT/IDDC. Interessada em temas como democracia digital, participação política e cibercultura. Faz parte dos coletivos Intervozes e Soylocoporti.
Maria Alice Silveira Ferreira
INCT IDDC
Doutora e mestra em Ciência Política pela UFMG com doutorado sanduíche pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Possui especialização latu sensu em Produção de Mídias Digitais (IEC-PUC Minas). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros. É pesquisadora em estágio pós-doutoral no INCT IDDC.
Bia Calza
UNB
Bia Calza é mestranda em Ciência Política no Ipol na UnB e trabalha com projetos de combate à desinformação política.
Alexandre Arns Gonzales
UNB
Pesquisador colaborador do Instituto em Ciência Política (IPOL) pela Universidade de Brasília (UnB), bolsista de pós-doutorado pelo CNPq. Doutorado em Ciência Política pela UnB. Mestrado em Ciência Política pela UFRGS. Graduado em Relações Internacionais pela UNIPAMPA.
Amanda Barcelos Mota
UNB
Pesquisadora colaboradora do Instituto em Ciência Política (IPOL) da UnB. Graduanda em Ciência Política pela UnB. Tem experiência na área de Internet e Democracia. Pesquisa principalmente sobre ativismo digital, populismo e relações entre sociedade e Estado.
Francisco Kerche
Analista de dados do Greenpeace – BR e mestrando no programa de pós-graduação em sociologia e antropologia. Com ênfase em sociologia digital, métodos digitais e ciências sociais computacionais.
Eduardo Barbabela
UFRJ
Possui Bacharelado em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013), mestrado em CIÊNCIA POLÍTICA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Atualmente é pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, mídia, grande mídia, teoria democrática, liberdade de expressão, comportamento político.