DESINFORMAÇÃO E REDES
Boletim Desinformação e Redes
Boletim de Redes e Desinformação Publicado no Viomundo O bolsonarismo usou e abusou da religião para fazer a mobilização para os atos de 7 de setembro. O monitoramento feito no Facebook identificou ao menos dois tipos de conteúdos que mais produziram interações em...
ler maisNo WhatsApp, bolsonaristas aproveitam 7 de setembro para engajar, mas viralização é baixa
José Maria Monteiro e Helena Martins* Publicado no Ninjas Mensagens de convocação, ameaças e auto elogios foram propagadas em grupos de WhatsApp associados à direita, entre os dias 6 e 8 de setembro. Levantamento feito pelo Farol Digital, parceiro do Observatório das...
ler maisBolsonarismo e uso da fé na semana do bicentenário
Alexandre Arns Gonzales e Amanda Barcelos Mota * Publicado no Brasil de Fato A religião foi um instrumento de mobilização do bolsonarismo para o 7 de setembro de 2022. O monitoramento do Facebook foi realizado pela equipe do Observatório das Eleições e identificou ao...
ler maisBoletim de Redes
Publicado no Viomundo (Produzido pela equipe da Editoria de Redes) A terceira semana de campanha (antes do 7 de setembro) Na terceira semana de campanha, os perfis individuais de Lula e Bolsonaro no Instagram apresentam estabilidade em duas categorias...
ler maisO bolsonarismo perde força: 72 horas do 7 de Setembro nas redes sociais
Nos últimos anos, muito se discutiu sobre o papel das redes sociais e sua importância no bolsonarismo, como um dos vetores para manter sua militância engajada. O Facebook é uma das principais redes para os apoiadores do atual presidente, na qual o movimento tem...
ler maisO que está em jogo nas eleições 2022: mídia e desinformação
De acordo com o Democracy Report 2022, do instituto V-Dem (Varieties of Democracy), 2021 viu um número recorde de nações autocráticas em relação aos últimos 50 anos. O extenso estudo aponta para uma mudança na natureza dos governos autocráticos, que agora dependem...
ler maisA perda de vigor das redes bolsonaristas e as ações do TSE
Eliara Santana Leonardo Avritzer Publicado na Carta Capital Entre os muitos fenômenos atípicos das eleições de 2022, um tem sido pouco analisado até o momento em relação à campanha do presidente Jair Bolsonaro: a sua dificuldade em manter, neste momento, uma vantagem...
ler maisBoletim a política nas redes
Publicação da Editoria de Redes do Observatório das Eleições * Publicada na Carta Capital (Monitoramento geral no período de 21 a 30 de agosto) Aumento do engajamento no Twitter – Lula e Bolsonaro A semana de 22/08 a 28/08 trouxe uma grande exposição dos...
ler maisQual o interesse do Google nas eleições?
Por Alexandre Arns Gonzales Publicado no GGN O debate presidencial na rede Bandeirantes apresentou, assim como em 2018, a estrutura da Sala Digital montada e patrocinada pelo Google. Entre os diferentes recursos oferecidos pela plataforma, foram apresentadas as...
ler maisDez considerações sobre o primeiro debate televisionado de 2022
Yuri Holanda Cruz* Embora um debate “full house” seja um evento memorável do ponto de vista da campanha e daqueles que gostam e acompanham de perto a dinâmica eleitoral, não devemos superdimensionar o episódio. A comunicação política é um fenômeno cumulativo: é uma...
ler maisNas redes sociais, bolsonarismo ainda ganha em engajamento
Helena Martins e Eduardo Barbarela* O primeiro debate entre candidatos à Presidência da República, transmitido pela Band, no domingo, 28, foi também a primeira oportunidade de conferirmos o confronto direto entre Lula e Jair Bolsonaro nas redes. Neste ambiente, tanto...
ler maisA política nas redes
Confira o balanço semanal da movimentação dos principais atores políticos na internet (de 21 a 31 de agosto) Editoria de Desinformação e Redes Publicado na Carta Capital Aumento do engajamento no Twitter – Lula e Bolsonaro A semana de 22/08 a 28/08 trouxe uma...
ler maisNo WhastApp, bolsonarismo enaltece militares, ataca Globo e mobiliza discurso sobre corrupção
Helena Martins e José Maria Monteiro No WhastApp, bolsonarismo enaltece militares, ataca Globo e mobiliza discurso sobre corrupção Críticas ao Grupo Globo e mensagens associando práticas de corrupção ao ex-presidente Lula foram os conteúdos que mais circularam em...
ler maisCada plataforma, um universo: a pluralidade de temas do bolsonarismo e do lulismo no Twitter e no YouTube
Francisco W. Kerche* Maria Alice S. Ferreira ** Pouco mais de 10 dias após o início da campanha eleitoral muitos temas já têm sido alvo de debates e discussões nas mídias sociais entre os dois principais candidatos à presidência da República: Luis Inácio Lula da...
ler maisA política nas redes
Confira o balanço semanal da movimentação dos principais atores políticos na internet (de 15 a 21 de agosto) Editoria de Desinformação e Redes Publicado na Carta Capital Instagram Interações: Bolsonarismo: 12 milhões Lulismo: 11 milhões Bolsonaro: 7,3 milhões Lula: 4...
ler maisMarisa von Bülow
UNB
Professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. É doutora em Ciência Política pela Johns Hopkins University. Suas publicações tratam do tema do ativismo digital, das estratégias digitais eleitorais e das relações entre sociedade e Estado.
Helena Martins
UFC
Helena Martins é professora da UFC. Doutora em Comunicação pela UnB, com sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG). É editora da Revista EPTIC. Coordenadora do Telas – Laboratório de Tecnologia e Políticas da Comunicação e integrante do Obscom / Cepos.
Eliara Santana
INCT IDDC
Jornalista, doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa, pelo PPGL PUC Minas, na linha de Análise do Discurso, é também graduada em Ciências Sociais pela UFMG. É pesquisadora em estágio pós-doutoral no INCT IDDC, investigando desinformação, e pesquisadora colaboradora do IEL UNICAMP.
Currículo Lattes
Rachel Callai Bragatto
INCT IDDC
Rachel Callai Bragatto é jornalista, mestre e doutora em Sociologia pela UFPR. Foi visiting researcher na University of California – Los Angeles. Pesquisadora em estágio pós-doutoral no INCT/IDDC. Interessada em temas como democracia digital, participação política e cibercultura. Faz parte dos coletivos Intervozes e Soylocoporti.
Maria Alice Silveira Ferreira
INCT IDDC
Doutora e mestra em Ciência Política pela UFMG com doutorado sanduíche pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Possui especialização latu sensu em Produção de Mídias Digitais (IEC-PUC Minas). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros. É pesquisadora em estágio pós-doutoral no INCT IDDC.
Bia Calza
UNB
Bia Calza é mestranda em Ciência Política no Ipol na UnB e trabalha com projetos de combate à desinformação política.
Alexandre Arns Gonzales
UNB
Pesquisador colaborador do Instituto em Ciência Política (IPOL) pela Universidade de Brasília (UnB), bolsista de pós-doutorado pelo CNPq. Doutorado em Ciência Política pela UnB. Mestrado em Ciência Política pela UFRGS. Graduado em Relações Internacionais pela UNIPAMPA.
Amanda Barcelos Mota
UNB
Pesquisadora colaboradora do Instituto em Ciência Política (IPOL) da UnB. Graduanda em Ciência Política pela UnB. Tem experiência na área de Internet e Democracia. Pesquisa principalmente sobre ativismo digital, populismo e relações entre sociedade e Estado.
Francisco Kerche
Analista de dados do Greenpeace – BR e mestrando no programa de pós-graduação em sociologia e antropologia. Com ênfase em sociologia digital, métodos digitais e ciências sociais computacionais.
Eduardo Barbabela
UFRJ
Possui Bacharelado em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013), mestrado em CIÊNCIA POLÍTICA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Atualmente é pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, mídia, grande mídia, teoria democrática, liberdade de expressão, comportamento político.